O que é?
A apneia é caracterizada pela falta de respiração durante o sono, o que faz com que os processos de oxigenação do organismo sejam realizados precariamente. Apesar de não perceber, a pessoa tem sono interrompido, perturbado e não saudável.
Quais os sintomas?
Os sintomas da apneia, podem ser notados pelo aparecimento de sonolência durante o dia, resultado de um sono conturbado, além do famoso barulho de ronco exacerbado que os indivíduos emitem.
Há também um alto índice de pacientes que apresentam uma irritabilidade excessiva durante o dia, bem como o aumento da dificuldade de concentrar-se, até sintomas mais agudos como a impotência sexual, a depressão e a hipertensão.
A apneia é mais comum entre os homens, afetando menos de 10% da população masculina, e entre as mulheres, os níveis não alcançam os 5%, entretanto, a ocorrência desta enfermidade se dá predominantemente em indivíduos obesos e que estão com idade acima dos 35 anos, bem como os portadores de hipertensão arterial.
Quais são as causas?
A apneia é causada por um entupimento parcial das vias respiratórias, que causam a obstrução dos processos de respiração durante o sono, principalmente na região da faringe, e que fazem com que haja uma brusca diminuição da saturação dos níveis de oxigênio no sangue.